Do ponto de vista histórico, a Educação Social remonta ao século XVI, mas na prática aparece relativamente na época moderna, e não possui uma definição clara. Segue-se uma das definições possiveis:
Direito de cidadania que se concretiza no reconhecimento de uma profissão de carácter pedagógico, geradora de contextos educativos e acções mediadoras e formativas, que são âmbito de competência profissional do educador social, possibilitando:
- A incorporação do sujeito da educação na diversidade das redes sociais, entendida como o desenvolvimento da sociabilidade e circulação social;
- A promoção cultural e social, entendida como abertura a novas possibilidades de aquisição de bens culturais, que ampliem as perpectivas educativas, laborais, de ócio e participação social.
Segundo Álvarez Núñez, o educador social deveria reunir as seguintes qualidades:
- Equilibrio e maturidade psíquica, para saber encarar positivamente as dificuldades e pressões que o trabalho com grupos pode originar.
- Confiança nas capacidades do grupo e dos seus membros para fazer frente aos seus próprios conflitos.
- Flexibilidade mental e emotiva: permite contemplar todas as situações grupais de todos os pontos de vista possiveís, assim como analisar as causas e consequências de tomar decisões a respeito.
- Sentido de abertura. Tolerância e disponibilidade face aos outros, face aos sentimentos, opiniões e ideias, tentando sempre evitar formar juízos a partir da sua percepção da realidade e facilitando um clima de confiança mútua e apoio entre todos os membros do grupo.
- Competência interpessoal: que implicaria capacidade para cumunicar de forma adequada, tanto verbal como não verbalmente, dependendo do papel que tenha nessa tarefa de comunicar com o outro, isto é, emissor ou receptor.
Âmbitos de actuação do Educador Social
As áreas prioritárias para as quais se pode encaminhar o curriculo de um licenciado em Educação Social são os seguintes:
- Pedagogia do tempo livre.
- Formação de adultos.
- Intervenção socioeducativa em situações de marginalidade.Educação e animação da terceira idade.
- Educação ambiental.
- Animação sociocultural.
- Trabalho em equipas multiprofissionais.
- Animador sociocultural em centros e casas de cultura ou entidades culturais e sociais em geral.
- Trabalho na administração pública, em áreas de juventude, cultura, ensino e bem-estar social.
- O educador ou animador em meio aberto.
- Director ou educador em centros de menores.
- Organizador de actividades culturais de animação ou educativas nas prisões.
- Animador sociocultural em lares e centros de dia para idosos.
- Animador de actividades extracurriculares.
- Programador de prevenção da marginalização e intervenção em problemáticas sociofamiliares.
- Trabalho em equipas de protecção à infância e adolescência em risco.
- Trabalho no âmbito da justiça com menores.
- Intervenção educativa com toxicodependentes e outras problemáticasde saúde.
- Turismo juvenil e turismo social e cultural.
- Programas de formação ocupacional e de transição para a vida activa.
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in http://www.eduso.net/
http://www.educacion-social.com/
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